Fine Art

imagem00022

Você sabe o que é Fine Art (ou Fines Arts)?

Apesar de estar em moda nos últimos tempos e muita gente usar a expressão, poucos falam com propriedade a respeito. Quando surgiu, o termo “Fine Art” era usado para distinguir o que era feito como arte e o que era feito com intenções comerciais ou de registro histórico. Aprofundando, uma obra será Fine Art e outra não a depender unicamente de sua destinação prática. Por exemplo, uma imagem feita de um presidente de uma empresa para compor seu relatório anual, não é Fine Art, mesmo que tenha sido feita pelo fotógrafo Sebastião Salgado. Uma imagem feita de uma pessoa andando na rua, com preocupações somente com a estética, pode ser considerada Fine Art.

Uma vez que a fotografia pode gerar imagens com infinitas destinações possíveis, a expressão Fine Art deve ser aplicada da mesma forma explicada acima, ou seja, depende da foto ter sido feita puramente por intenções artísticas e estéticas ou pensada com intenção documental ou publicitária.

O termo passou a ser utilizado com mais frequência para imagens geradas pelos fotógrafos a partir da especialização na área da impressão, um segmento de profissionais que se especializaram em produzir impressões de obras de arte (não mais apenas livros, folhetos, etc) e que dominavam não só as técnicas de impressão, mas também os detalhes que enriqueciam uma obra artística e mais ainda uma obra vinda de uma câmera fotográfica (hoje em dia seria mais correto dizer que a obra vem de um computador com Photoshop…). Hoje temos bureaux dedicados à impressão de imagens Fine Art, com equipamento específico, tintas e papéis de primeiríssima qualidade e voltados para este tipo de trabalho.

Ah! E para ser uma fotografia Fine Art, não necessariamente é preciso que haja uma linda mulher nua na imagem, isso é só um pequeno seguimento dentro da fotografia. Você encontrará paisagens, cotidiano, retratos, abstratos, como outra arte plástica, há muitas variações contemporâneas e mais surgindo a cada dia.

O fotógrafo Milton Moraes Junior tem se dedicado à Fine Art há já algum tempo, cuidando para que cada etapa tenha um nível de excelência alto, desde a tomada da fotografia em si, ao processo de edição e preparação para a impressão e trazendo suas imagens para papéis especiais (Canson e Hahnemühle) utilizando equipamento de impressão ultra-modernos. Essas impressões, se manuseadas e acondicionadas de maneira adequada, podem durar mais de 300 anos!

Suas fotografias em Fine Art podem ser encontradas em galerias ou encomendadas diretamente com o fotógrafo, com entrega no tamanho/formato desejados por você. As obras são assinadas e certificadas pelo autor.